Linha do Oeste: Petição pela requalificação atinge quase duas mil assinaturas
Uma petição exigindo a modernização e electrificação da Linha do Oeste, que está a circular na Internet desde o início de Julho, está prestes a atingir as duas mil assinaturas.
A petição que pode ser assinado no endereço:
http://www.peticao24.com/contra_o_encerramento_cp_linha_do_oeste,
Assine e faça-se ouvir nesta Petição Online.”
tem vindo a ser divulgada através da rede social Facebook e já foi subscrita por 1825 pessoas.
Os subscritores da petição lembram que a requalificação e modernização daquela linha férrea entre a Figueira da Foz ao Cacém era uma das medidas do Plano de acção do Oeste, como contrapartida pela não construção do aeroporto na Ota e apelam a que seja aproveitada a “oportunidade” para reivindicar o cumprimento da medida.
Esta poderá ser a segunda petição a ser entregue na Assembleia de República (AR), depois de em Janeiro de 2010 vários deputados eleitos por Leiria terem integrado um “grupo de cidadãos” que promoveu uma petição pela requalificação e modernização da Linha do Oeste.
O documento que em Agosto de 2010 ultrapassou as quatro mil assinaturas foi entregue em Setembro, propondo a duplicação, electrificação e correcção do traçado, visando, no futuro, a circulação de comboios rápidos, intercidades, de passageiros e um serviço de mercadorias eficiente.
Além das petições, a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste está a ser recebida por todos os grupos parlamentares para pressionar o governo a não encerrar qualquer troço daquela ferrovia.
A posição da Comissão foi tomada no seguimento de notícias que davam nota da intenção manifestada pelo Governo PS à troika no sentido de encerrar 800 quilómetros de ferrovia, 127 dos quais na Linha do Oeste.
O movimento que já foi recebido pelo PCP, Verdes e PS, considera “inadmissível” o encerramento, ainda que parcial, da linha que liga o Cacém à Figueira da Foz e que diz ser de “importância vital para o desenvolvimento económico e social da região do Oeste”, disse à Lusa o líder da comissão, José Rui Raposo.
Noticia do jornal ” O Figueirense ”
http://www.ofigueirense.com/gestor_noticias/noticias.php?id=3342
AR recomenda ao Governo que cumpra “promessa” e que requalificação da Linha do Oeste seja prioritária.
A Assembleia da República (AR) recomendou ao Governo que cumpra a “promessa” de requalificação e modernização da linha ferroviária do Oeste (Figueira da Foz/Lisboa) e que este investimento seja prioritário, segundo três resoluções publicadas hoje em Diário da República.
A AR recomenda ao Governo que “tome as medidas necessárias – junto da REFER e da CP – para que seja cumprida a promessa de requalificação e modernização da linha ferroviária do Oeste, nomeadamente no que diz respeito à duplicação, electrificação e correcção do traçado, visando a circulação de comboios rápidos de passageiros intercidades e um serviço de mercadorias eficiente”, lê-se numa das resoluções.
A AR recomenda também que o Executivo “garanta um serviço de transporte, com adequados níveis de frequência, conforto e qualidade” e “salvaguarde a existência de transporte regular para todos os concelhos, nomeadamente Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria, Figueira da Foz e Coimbra”.
Noutra das resoluções, a AR recomenda que a requalificação da linha do Oeste seja considerada “prioritária” no âmbito do processo de reavaliação dos investimentos públicos, actualmente em curso.
A terceira resolução publicada hoje reivindica a inclusão da modernização da linha “no plano de investimentos da REFER para o ano 2011”, que está actualmente a ser revisto e a aguardar a aprovação dos ministérios das Finanças e das Obras Públicas.
A AR recorda que a modernização e requalificação da linha ferroviária do Oeste foi um “projecto considerado prioritário no âmbito das designadas contrapartidas da Ota” e tem como objectivo criar “uma alternativa ferroviária de qualidade para a acessibilidade ao Litoral Oeste, designadamente a circulação de comboios rápidos de passageiros intercidades e um serviço de transporte regular para todos os concelhos”.
A requalificação da linha do Oeste é uma medida incluída no Plano de Acção para o Oeste, assinado em 2008 com o Governo, que previa a realização de 120 projetos até 2017, num investimento de 2,1 mil milhões de euros.
A intervenção na linha era o principal investimento ferroviário incluído no programa que abrange os 12 concelhos da região (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e quatro da Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo (Santarém, Cartaxo, Azambuja e Rio Maior).
Noticia retidada do blogue: “Noticias do Centro”
http://noticiasdocentro.wordpress.com/2011/02/17/ar-recomenda-ao-governo-que-cumpra-promessa-e-que-requalificacao-da-linha-do-oeste-seja-prioritaria/
Deixe uma Resposta