Capa do livro Mistérios de Seiça de Eurico Silva.
Autora da capa: Ana Rute Costa
Será também apresentado no dia 15 Agosto às 17h na Feira do Ano em Seiça.
No passado dia 30 de Julho de2016, pelas 21,30 horas na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Torneira e Serrião foi a primeira apresentação do livro Mistérios de Seiça, escrito por Eurico Silva.
O local de lançamento está relacionado com a sua proximidade com o Vale de Seiça e com as populações da Borda do Campo para quem a capela e o convento assumem especial significado.
A apresentação será feita pelo Dr. Manuel Carraco dos Reis, natural da Borda do Campo mas residente em Montemor, povoação com a qual a história de Seiça está muito relacionada, especialmente no papel do Abade João na sua fundação.
No livro, além de outros temas, o autor tenta vislumbrar um esclarecimento para a construção de uma capela de planta octogonal, templária, em frente de um convento da Ordem de Cister.
Além disso, é abordado o valor das lendas, a sua hipotética função na política portuguesa de emancipação da Espanha no período filipino, os fundamentos das lendas de Seiça, a importância económica do convento no tecido social da região, nomeadamente no comércio nas feiras.
A igreja ou capela de base octogonal evoca e anseia pelo retorno aos primórdios e à pureza do cristianismo primitivo dos apóstolos em Jerusalém, à Virgem Maria, ao Nascimento de Jesus, aos milagres de Jesus, à sua ressurreição e ascensão ao Céu, ao martírio, opções de vida que nos são sugeridas pelos quadros que enformam a Charola do Convento de Cristo em Tomar.
O templo octogonal incita à acuidade de princípios morais e religiosos, a uma vida tão exemplar quanto a exigida pela mensagem evangélica.
Face ao descontrolo moral que subsistia em Seiça, era necessário que a vida no interior do convento de Seiça fosse alvo uma reforma total, um retorno à mística e ao decoro iniciais, uma modificação radical dos costumes dos frades, de modo a que se tornassem testemunho vivo de Cristo, de evangelização.
A História deve ser, entre as ciências, uma das que mais debita inverdades.
Frequentemente, constrói-se e apresenta-se deformada pela política, pelas autoridades religiosas, por interesses económicos pessoais ou colectivos, até ou pelas convicções ideológicas do próprio historiador.
Salvo algumas excepções ultimamente publicadas, o que se conta, oralmente e por escrito, ou até pictoricamente sobre Seiça, não foge à regra.
Diremos a título de exemplo que não passa pela cabeça a ninguém que um exército cristão de há mais de mil anos hasteasse uma bandeira que só viria a surgir no século XVI, ou que a armadura de D. Afonso Henriques se parecesse com a de D. Sebastião.
A cultura de um povo não pode entretanto envergonhar-se dos mitos, das lendas, do seu imaginário colectivo.
Mas também não deve recear uma interpelação mais objectiva aos fundamentos, nem deixar de tentar inclusivamente investigar as suas origens. Mesmo que isso pareça contrariar o que nos parece mais belo e deleitante.
Textos retirados o Facebook do autor.
https://www.facebook.com/carloseurico.silva?fref=ts
Leitura Encenada do Livro Mistérios de Seiça
Publicado a 31/07/2016
Autor do Livro Eurico Silva
Actores: Ana Paula Veloso, Rui Féteira e Vítor Silva
Encenadora: Ana Madureira
Publicado a 01/08/2016
Pelo Dr. Manuel Carraco dos Reis
Autor: Eurico Silva
Onde: Acdr daTorneira‑Serrião, 30 Julho 2016
A venda do livro reverte a favor da SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça.
Preço: 10€
Envio à cobrança: 15€
Entre em contacto via email
smseica@gmail.com
Veja como decorreu o Lançamento do livro aqui
Apoios:
Junta Freguesia do Paião
Deixe uma Resposta