Mosteiro de Santa Maria de Seiça – foto de Raúl Garcia
Numa pergunta dirigida ao Ministro da Cultura, a 21 de fevereiro passado, as deputadas do CDS-PP Ana Rita Bessa, Teresa Caeiro e Vânia Dias da Silva questionaram se o governante teria conhecimento do pedido endereçado à Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC), pela autarquia da Figueira da Foz, para alteração do grau de classificação do Mosteiro de Santa Maria de Seiça de Interesse Público para Monumento Nacional, e se vai atender ao pedido, para que a autarquia possa aceder a linhas de financiamento só disponíveis para aquela classificação, e assim preservar o património cultural que aquele Mosteiro representa.
Em resposta aos parlamentares do CDS-PP, o gabinete do Ministro da Cultura confirma que o referido pedido deu entrada nos serviços da DRCC, “encontrando-se neste momento em análise e recolha de elementos para instrução do processo”.
Adianta ainda o mesmo gabinete que “neste contexto, uma equipa desta direcção regional, constituída por técnicos da área da Arqueologia e História da Arte, já se deslocou ao local para análise dos critérios estabelecidos na legislação”.
Recorde-se que o Mosteiro de Santa Maria de Seiça está classificado como imóvel de Interesse Público desde 2002. Em 2004 foi adquirido pelo Município da Figueira da Foz que está já munida de um projecto de conservação do mosteiro e requalificação da respectiva zona envolvente.
Deixe uma Resposta